segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vinho do Porto

Vinhos e Muito Mais

por Adriana Grasso, colunista ONNE

Que tal um cálice de Vinho do Porto?


(Foto: Ilustrativa)

São Paulo, maio de 2010 - O Porto é considerado um dos melhores vinhos tintos licorosos do mundo. Os ingleses descobriram o Porto numa das tantas guerras entre a Inglaterra e a França - quando eles não podiam comprar vinhos franceses, eles recorriam a Portugal. Para garantir a estabilidade do vinho português durante o transporte, era adicionada uma pequena quantidade de conhaque ao vinho já pronto.
Quando ele chegava à Inglaterra estava melhor do que quando tinha partido de Portugal e, assim, os ingleses descobriram a receita para produzir o famoso Vinho do Porto. A primeira casa de Vinho do Porto inglesa se estabeleceu na Cidade do Porto, em 1670; depois vieram diversas outras...


Embora o vinho tenha recebido o nome da Cidade do Porto, situada onde o Rio Douro deságua no Oceano Atlântico, suas vinhas ficam no Vale do Douro. A maioria dos Vinhos do Porto viaja do Vale do Douro até o litoral após sua fermentação e fortificação. O envelhecimento se dá nos depósitos da Vila Nova de Gaia, um subúrbio do local. De lá o vinho é transportado para o resto do mundo.
Ele pode ser produzido com uma grande variedade de uvas - mais de 40 tipos -, na sua maioria, nativas portuguesas, como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão. Seu processo de fabricação é feito pelo método de fortificação, onde se acrescenta aguardente de uva no mosto semi fermentado. Isso faz com que a fermentação cesse e dá ao vinho resultante um teor alcoólico elevado, entre 19 e 22% de volume.

Embora o Vinho do Porto seja doce e seco, em sua maioria, existem muitos, mas muitos estilos diferentes da bebida. Tudo vai depender da base, do tempo de envelhecimento na madeira (de dois a 40 anos), do tempo de envelhecimento na garrafa e se ele é de um único ano ou da mistura de vários anos.

A técnica utilizada para envelhecer alguns tipos de Vinho do Porto é conhecida como Soleras e consiste em colocar uma série de barris de madeira empilhados em diversos planos, todos contendo o mesmo vinho, mas de safras distintas. Os barris das partes mais altas, onde ficam os vinhos mais jovens, são chamados de criaderas, e os das partes mais baixas, onde ficam os mais velhos, soleras:
(Foto: Ilustração)

Quando o produtor decide engarrafar o vinho para venda, ele retira uma pequena parte do conteúdo dos barris que estão na soleras. Para completá-los, preenche o que foi retirado com o vinho da fileira acima, que continha a safra menos velha, e o processo se repete em todas as fileiras até chegar aos barris das criaderas.

Em termos de harmonização, os complementos clássicos do Vinho do Porto são nozes, queijos envelhecidos (gorgonzola e roquefort) e sobremesas em geral.

E uma dica: todos os Vinhos do Porto, exceto o Ruby, podem ser conservados por algumas semanas depois de abertos. 

------------- 

Os principais estilos encontrados de Vinho do Porto são:

Porto Ruby: jovem e sem safra determinada, é envelhecido na madeira durante três anos. Frutado simples e mais barato, é o tipo de Porto mais vendido.

Porto Tawny: de cor vermelho granada ou marrom avermelhado. Os melhores Tawny são vinhos de boa qualidade que passaram por longos períodos de envelhecimento em madeira e trazem no rótulo a indicação da idade – 10, 20, 30 ou 40 anos. Esta é a idade média dos vinhos que participaram da mistura. Pode-se utilizar, por exemplo, na mistura para um Vinho do Porto Tawny de 20 anos, um pouco de vinho de barris de 18 anos com outros de 25 anos e de 17 anos - o importante é que a média de anos dos vinhos utilizados seja 20.
 
Porto Colheita: é um Tawny de safra única que envelheceu durante anos em barris de madeira. Vinho de um único ano, e não uma mistura, como os outros Tawny.

Porto Vintage: ponto mais alto de produção do Porto. É um vinho de um único ano feito com as misturas das melhores vinhas. É engarrafado depois de dois anos e envelhece por muito tempo na garrafa. Um Vinho do Porto Vintage, geralmente, está pronto para beber cerca de 20 anos depois da safra.

-------------
  
Vinhos Recomendados

Nesta semana, minha sugestão é experimentar um Porto Vintage e, para facilitar, coloquei abaixo a lista das melhores safras dos últimos anos. Quem tiver o prazer de degustar uma, não irá se arrepender!

As safras são: 1994, 1992, 1991, 1989, 1987, 1985, 1983, 1982, 1980, 1979, 1977, 1975, 1970, 1967, 1963, 1960, 1958, 1955 e 1950.

-------------
 
Veja, no vídeo da coluna, uma dica sobre o tipo de taça correta para degustar vinhos. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
fonte msn



Nenhum comentário:

Postar um comentário