quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Agridoce : Risoto com Lascas de Parmesão e Morango

imagem via sweet as a candy

Ingredientes para 4 pessoas
500 gr de morangos
250 gr de arroz arbóreo
50 gr de queijo parmesão ralado
50 gr de manteiga
800 ml de caldo de legumes
200 ml de vinho branco seco
2 minicebolas
1 pedaço de queijo parmesão de 30 g
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
sal
pimenta-do reino preta

Modo de preparo
Lave, escorra e limpe os morangos. Corte metade deles em gomos e reserve. Corte a outra metade em pedaços. Numa panela pequena, aqueça o caldo de legumes até ferver.
Descasque as cebolas, corte em fatias finas e doure-as na panela com o azeite. Acrescente o arroz e frite-o até ficar translúcido. Em seguida, regue com metade do vinho branco, mexa com cuidado e deixe evaporar. Junte os morangos, cortados em pedaços, e o resto do vinho e misture novamente.
Adicione 1 concha de caldo de legumes fervente e cozinhe o risoto, mexendo sempre e acrescentando outra concha de caldo quando a anterior tiver sido absorvida (a cocção devera' demorar em torno de 20 minutos).
Quando o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, apague o fogo e acrescente a manteiga e o parmesão ralado. Junte os morangos reservados e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe repousar tampado por 2 minutos, depois divida-o em pratos e, com a ajuda de um descascador de legumes, distribua uma boa quantidade de lascas de parmesão sobre cada porção. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário