quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como é sua relação com a comida?


imagem senado.gov

Pesquisas mostram que pessoas mais magras muitas vezes não pensam em comida como a maioria das pessoas. “Algumas pessoas magras têm uma relação menos intensa com a comida” diz David Katz, da Universidade de Yale. “Aqueles que estão com sobrepeso, ao contrário, tendem a ter mais preocupações com a comida. Eles estão sempre atentos ao quanto e quando se come, ou então dividem as comidas entre ‘boas’ e ‘ruins’. O resultado disso é que as refeições estão o tempo todo ocupando lugar no cérebro.”

Algumas dicas de como se comportar como as pessoas que pensam menos em comida:

1. Prefira estar satisfeita a estar cheia

Em uma escala que vai de 1 a 10 de satisfação, pessoas que pensam menos em comida param de comer no nível 6 ou 7. A maioria das pessoas escolhe parar entre 8 e 10. Isso porque confundimos a sensação de satisfação com a sensação de “barriga cheia” ou então muitas vezes nos forçamos a terminar o que está no prato, independentemente de realmente precisar comer.

2. Ficar com fome não é caso para entrar em estado de emergência

A maioria das pessoas acha que fome é algo a ser “curado” rapidamente. Pessoas mais magras muitas vezes toleram mais essa sensação, sabendo que ela vem e vai todo o tempo, e acabam sendo menos ansiosas quanto à próxima refeição.

3. Não use comida como cura para tristeza

Não que pessoas que comem menos não sejam propensas à “comida emocional” (como aquela necessidade de toneladas de chocolate após uma briga com o namorado), mas elas percebem o que está acontecendo e param de comer.

4. Fruta também é comida

Não pense em fruta como uma punição ou uma substituição forçada. Comer mais frutas e fibras deve ser pensado como uma refeição leve, simplesmente.

Pensar menos em comida pode ser o que faltava para você controlar seu peso. Separamos algumas dicas para você:

5. Seja uma pessoa de hábitos: comer variado é bom, mas variar em excesso pode ser prejudicial. Estudos mostram que muitas texturas e sabores nas refeições pode ser um convite a comer mais. Quem come menos normalmente planeja suas refeições, a ponto de serem quase previsíveis. Isso facilita concentrar sua atenção nos alimentos importantes e a dispensar as necessidades da gula.

6. Tenha auto-controle constante ou então planeje-se: quanto mais desinibida uma pessoa é, mostram as pesquisas, maior a possibilidade de comportamento impulsivo, inclusive quanto à comida. Pessoas que comem menos, dizem os pesquisadores, têm maior auto-controle. Se você é mais impulsivo, trace planos para comer menos: quando for jantar com amigos, por exemplo, tente pedir uma entrada leve antes da refeição principal ou então dividir uma sobremesa. E se é um momento de desestresse (como um happy-hour após um longo dia de trabalho) tente pedir algo que a faça mastigar mas que seja hipocalórico.

7. Passe menos tempo sentado: pessoas mais magras passam em média duas horas e meia em pé por dia, diz pesquisa da Mayo Clinic, EUA. Andar um pouco, subir escadas, levantar para mudar o canal de TV: tudo isso contribui para gastar energia e diminuir a ansiedade.

8. Durma bem: pessoas com menos problemas de peso dormem em média 2 hora a mais por semana (dividido durante os dias da semana, não vale tentar compensar no final de semana). A falta de sono pode levar a uma diminuição dos hormônios inibidores do apetite. Fonte: Adaptado da Prevention Magazine pela equipe do “O que eu tenho?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário