domingo, 17 de abril de 2011

Presente de Páscoa para quem é alérgico à chocolate - Bolo de Pote

Não são todas as pessoas que gostam de chocolate, não é mesmo? Tenho até uma amiga que tem alérgia a ele então nessa data ela sempre opta por bolos e doces, e me confessou que não aguenta mais comer cupcakes e optou e esperimentar esse bolo (de caneca) (em pote) e amou!
Receita básica do Bolo de Pote  (no microondas)
1 OVO PEQUENO
4 COLHERES DE (SOPA) DE SUCO DE LARANJA
3 COLHERES DE (SOPA) DE ÓLEO
4 COLHERES DE (SOPA) DE AÇUCAR
4 COLHERES DE (SOPA) DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE (CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ
1 COLHER DE RASPAS DE LARANJA
MODO DE PREPARO:
Coloque o ovo no pote e bata bem com um garfo. acrescente o açucar, o óleo, o suco de laranja e bata mais. Junte o trigo e o fermento bata até ficar uma massa lisa. Por ultimo as raspinhas de laranja. leve ao microondas por 2 minutos e 50 segundos.
* Adeque as proporçoes ao tamanho do pote e escolha um reto, sem ser afunilado, para facilitar a saída do bolo.
Coloque, depois de pronto o bolo, uma generosa camada de geléia de sua preferência no fundo do porte e recoloque o bolo ali. Fica muito gostoso e bonito!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Say I Love You - Bolachinhas Perfeitas!

Encontrei no Julia Usher.
Perfeitas!


Empada desestruturada, via Revista Gosto

UM VELHO ÍCONE DESCONSTRUÍDO.
Um dos mentores da chamada cozinha tecnoemocional e de uma série de técnicas culinárias de vanguarda também cabe ao espanhol Ferran Adrià a paternidade da desconstrução gastronômica, tendência que invadiu nos últimos anos a Europa e os Estados Unidos. Trata-se, grosso modo, de uma experiência lúdica, mais do que o simples ato de comer, na qual muda-se a textura e a aparência dos pratos porém não se altera o sabor e o aroma das iguarias. Ou seja, nas mãos do chef, alimentos e velhos clássicos da cozinha são reinventados confundindo o olfato e o paladar, numa experiência à mesa intrigante e inusitada. Em São Paulo, não só a alta cozinha mas ícones populares da chamada baixa gastronomia têm trilhado o caminho (ou seriam descaminhos?) do chef catalão. Caso da clássica empadinha nossa-de-cada-dia agora desconstruída e servida em verrines, os conhecidos copinhos transparentes usados para servir habitualmente entradas e sobremesas. A novidade é da chef Adriana Dester, do Rancho da Empada (Rua Sena Madureira, 557, Vila Clementino, São Paulo, tel. (11) 5904-7650; http://www.ranchodaempada.com.br/). Com sabores exclusivos, as "reconstruídas" empadas da casa agradam pelo visual e o paladar, tendo como base pequenos flocos de massa sobrepostos com diferentes recheios salgados e doces. Nessa última versão, destaque para os sabores de morango com pimenta e de maçã com gengibre, recobertos de creme de laranja e frutas em calda. Já nas verrines salgadas são dicas certeiras a de salpicão e a de peito de peru com cogumelo Paris. fonte revista Gosto.

U- la - lá ! Financiers ou Mini Bolinhos de Amêndoas

Imagem recebida por email
50g de farinha de trigo
50g de farelo de amêndoas
125g de claras
125g de açúcar tipo glaçúcar
25g de mel
125g de manteiga derretida
Peneire a farinha e o farelo de amêndoas juntos e reserve.
Coloque as claras numa tigela e bata com batedor de claras até espumar. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o mel e bata mais.
Junte a farinha e o farelo e misture com o batedor não mexendo em círculos em sim, puxando a massa para cima. Mexa até ficar uma massa lisa. Junte a manteiga derretida, passando por uma peneira bem fininha para não deixar entrar os grumos pretos.  Misture com delicadeza com o batedor até ficar uma massa lisa. Despeje em forminha de financiers bem untadas ou outra forma que quiser
Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 20 minutos.
Depois de assados, coloque os bolinhos sobre uma grade forrada com papel toalha e deixe esfriar.
* Eles levam este nome porque eram vendidos na região da Bolsa de Valores de Paris.
 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SMACK!!! Hoje é dia do beijo !


Bowl que faz quase tudo !

Muito legal para fazer parte das nossas cozinhas!
Vejam a explicação  de como funciona no vídeo
Encontrei Aqui.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Great ! Comida contra o baixo astral, por Raphael Despirite

Acredito que assim como existem  receitas que se a gente mexer, estraga...com certos textos aconteça o mesmo.
Vou transcrever, na íntegra, inclusive com imagens e o you tube o que o Raphael Despirite escreveu lá no Assim uma Brastemp:
"Temos uma questão grave para resolver: o mau humor está dominando o planeta!
Já reparou que o twitter se transformou em uma espécie de muro das lamentações virtual? Reclama-se de tudo, o tempo todo. O trânsito esta ruim, o vizinho é barulhento, o restaurante é caro, a internet é lenta …
Na mesma onda, blogs e sites de crítica gastronômica tem se multiplicado, são centenas de novos críticos gastronômicos espalhados pelas cidades testando pratos e avaliando os resultados. Quem é o melhor chef? Qual o pior restaurante?
Na tv, cozinheiros competem em reality shows para ver quem pica cebola mais rápido ou quem aguenta mais pressão. É um festival de bobagens inacreditável que reduz uma profissão fascinante a um monte de gente nervosa fazendo comida, tipo olimpíadas do pateta com panelas.
Não quero saber de competição, acho importante levar comida a sério, mas é fundamental lembrar que comer é um prazer e sair para jantar ou almoçar, além de fazer parte da alimentação, é uma grande diversão. Para quem vive para reclamar, tenho um vídeo para mostrar e uma frase na ponta da língua: “mimimi”!"


http://www.marcelrestaurante.com.br/
http://www.cozinhabio.blogspot.com/

sábado, 9 de abril de 2011

Homem na Cozinha? Veja o que acontece ....hehehe




Risoto de Bacalhau

Risoto de bacalhau




Ingredientes

400 gramas de arroz arbóreo
3 colheres (sopa) de azeite
700 gramas de bacalhau dessalgado
1 colher (sopa) de cebola triturada
4 tomates médios sem pele sem sementes
5 dentes de alho triturados
150 ml de vinho branco seco
1,4 litro de caldo de peixe
sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o bacalhau dessalgado em fogo brando por cerca de 10 minutos, retire e solte as lascas (semidesfiado).
Aqueça 1 colher e meia de azeite, doure o alho, refogue as lascas de bacalhau, acrescente os tomates já cortados em cubos e apure por 4 minutos. Reserve.
Em outra panela, aqueça o restante do azeite, coloque a cebola para dourar, acrescente o arroz e refogue. Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar. Junte 3/4 do caldo de peixe e vá mexendo, corrigindo sempre que necessário. Cerca de três minutos antes de apagar o fogo, incorpore o bacalhau. Reserve umas lascas para decorações.
Sirva em pratos aquecidos Decore com as lascas de bacalhau.
Dicas para dessalgar o bacalhau
O bacalhau é seco e salgado, então é necessário dessalgá-lo e hidratá-lo novamente. O bacalhau pode ganhar até 20% peso se for corretamente dessalgado.
Depois de cortar o bacalhau em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame sob um fio d'água por uns 10 minutos. Coloque o vasilhame com o bacalhau coberto de água dentro da geladeira. Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira, pois assim ele irá ficar tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas ( ou lombos) do bacalhau. Postas normais levem, em média, 24 horas.
Receita de Risoto de bacalhau do Restaurante Fior D'Italia

Como decorar a mesa para a Páscoa




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Para a Sexta feira Santa - Souflé de Sardinha

Imagem via Destemperados

Receitinha diferente e econômica !
3 xicaras de leite
3 colheres de sopa de maisena
2 ovos
sal à gosto
salsinha picadinha
1 lata grande de sardinhas ao molho de tomate.
Separe os ovos, bata as claras em neve e reserve.
Misture o leite, as gemas, o sal e a maisena. Leve ao fogo baixo e deixe engrossar. Acrescente as claras em neve e a salsinha, misturando delicadamente.
Montar em uma forma média, fazendo camadas de sardinha e creme. Tome o cuidado de terminar a montagem com o creme. Leve ao forno a 180 graus, por 40 minutos .